NUNO GASPAR DE OLIVEIRA

Diretor Executivo

Biólogo, especializado em ecologia (FCUL) e geografia (FCSH), com mais de 20 anos de experiência em biodiversidade e ecossistemas. Foi o primeiro gestor de ecossistemas de que há registo em Portugal, no Grupo Esporão, onde colaborou por mais de uma década, e criou a primeira empresa portuguesa especializada em planos de ação de conservação de biodiversidade. Fascinado pelas interdependências entre ecologia e economia, especializou-se em estratégia e gestão (IST). Ao longo do seu percurso integrou projetos como consultor técnico e científico, em organizações como a Quercus e a WWF, destacando-se ainda a participação no projeto-piloto de avaliação dos serviços de ecossistemas das áreas balneares, com a Associação Bandeira Azul da Europa, e nos planos regionais de ordenamento florestal do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, entre outros mais associados à agroecologia e valoração dos serviços dos ecossistemas.

PAULO CARVALHO PEREIRA

Diretor de Operações

Biólogo (FCUL) com mais de 30 anos de experiência em botânica. Colabora com a Sociedade Portuguesa de Botânica, tendo sido coautor e coordenador técnico em várias obras e estudos, como os “Sítios de interesse botânico em Portugal” e a “Lista vermelha da flora continental de Portugal”. Atualmente está a preparar a “Flora de Portugal continental”, que contará com mais de 1500 espécies de plantas. Coordenou a unidade de macroecologia e conservação na Universidade de Évora, onde também foi professor e orientador de teses de mestrado. O seu espírito empreendedor levou-o a criar a Ideias Sustentáveis e a Macromia, empresas que desenvolveram projetos nacionais e europeus no âmbito da valorização do território e turismo da natureza, dos quais se destacam a Rota da Água e da Pedra, com 9 percursos e 200 pontos turísticos nos distritos de Aveiro e Viseu.

ANTÓNIO CARLOS ALMEIDA

Senior Partner

Partner na NBI, responsável pela análise estratégica de negócios e investimentos, e pela gestão financeira. Consultor de Empresas nas áreas de desenvolvimento de negócio e estratégias de investimento. É presidente da APM - Associação Portuguesa de Management e diretor do Observatório Vinho Porto. É confrade da Confraria de Vinho do Porto e sócio do Museu Serralves. Foi diretor de recursos humanos do Grupo Taylors, esteve na direção geral da Três Séculos, e foi responsável pelo enoturismo e projecto do Vintage Hotel Pinhão. Foi diretor de recursos humanos no Grupo Amorim, estando ligado ao desenvolvimento da estratégia e negócio nas áreas da cortiça, hotéis, turismo, casinos e natureza e também da área da sustentabilidade da Amorim Imobiliária.

 

SANDRA ANTUNES

Gestora de Projetos

Bióloga (FCUL) especializada em ecologia e pós-graduada em gestão do território (FCSH). É perita em fauna, particularmente entomofauna (insetos) e na produção de cartografia de habitats e usos do solo. Com um percurso dedicado à conservação da natureza, integrou vários projetos nos últimos 15 anos como consultora e técnica, destacando-se o plano de ação de conservação da natureza da Herdade do Freixo do Meio - o primeiro realizado em Portugal - e os planos de ação desenvolvidos para a Herdade do Esporão e Grupo Portucel Soporcel, este último integrado na estratégia de certificação FSC. Colaborou ainda com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e Tagis, o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, tendo contribuído para vários projetos como a “Lista vermelha dos invertebrados de Portugal continental” e Estações de Biodiversidade implementadas em território nacional.

ANA CANTANTE CORDEIRO

Assistente de Gestão

Licenciada em gestão pela UTAD, numa altura em que o curso era muito direcionado para a área agrícola, frequenta atualmente o doutoramento em desenvolvimento, sociedades e territórios na mesma instituição. Tem um percurso indissociável à Universidade, primeiro como aluna, depois como investigadora e professora de várias unidades curriculares de gestão, experiência que a marcou pelo impacte positivo que teve na vida dos seus alunos. Desenvolveu projetos na área vitivinícola, com destaque para a plataforma de inovação na vinha e no vinho Innovine & Wine, e na área da gestão, como o estudo “A importância da participação dos trabalhadores técnicos na formação contínua para a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) localizadas em zonas periféricas da Europa: o caso de Portugal”, entre outros. Mais recentemente colaborou com a ADVID – CoLAB da Vinha e do Vinho, onde contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos e candidaturas a financiamentos.

HELENA SANTOS

Gestora de Projetos

Bióloga, mestre em ecologia e ambiente e doutorada em biologia da conservação (FCUP). Tem repartido a sua carreira entre investigação, consultoria e publicações diversas. Com uma certificação profissional em inglês, alia o conhecimento das ciências naturais ao conhecimento linguístico, produzindo e contribuindo para publicações científicas, conteúdos educacionais e, mais recentemente, na revisão científica e adaptação para língua portuguesa de livros infantojuvenis, como o “Atlas dos animais ilustrado”, o “Questões curiosas sobre o nosso planeta”, entre outros. Anteriormente, foi investigadora na Universidade do Porto, colaborou com a Greenpeace na Noruega e, durante vários anos, foi membro do conselho executivo e voluntária da FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Natureza. Impactar pessoas e o meio ambiente é o que mais a motiva no seu trabalho. O seu lado mais ativista e gosto pela divulgação da ciência levam-na a ser oradora convidada e voluntária em diversos programas de educação ambiental, workshops, formações de professores e conferências.

 

MAFALDA EVANGELISTA

Diretora de Capital Natural

Licenciada em Engenharia Florestal (UTAD), a frequentar o doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa, com mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e no setor florestal. Foi head of sustainability knowledge no BCSD Portugal, onde coordenou projetos e grupos de trabalho de empresas sobre diversas áreas da sustentabilidade empresarial, nomeadamente neutralidade carbónica, economia circular, biodiversidade, finanças sustentáveis, reporte de sustentabilidade e desempenho ESG e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, dos quais se destacam as iniciativas act4nature Portugal e a Jornada 2030 da Carta de Princípios do BCSD Portugal. Dessa experiência guarda as melhores memórias das sessões de trabalho com equipas multidisciplinares e empresas de diferentes setores de atividade. Iniciou o seu percurso no setor florestal, tendo colaborado durante 10 anos na AFLOPS, onde coordenou e desenvolveu atividades e projetos de I&D e outros em diversas áreas da floresta. Como freelancer realizou também alguns estudos sobre a fileira florestal portuguesa para a AIFF.

FRANCISCO MARQUES

Coordenador de Dados

Biólogo e mestre em ecologia e ambiente (FCUP). Ao longo do seu percurso profissional especializou-se no uso de sistemas de informação geográfica (SIG), nomeadamente para a criação de mapas de habitats, avaliação de risco climático, modelação de distribuição de espécies, entre outros. Bases de dados e imagens de satélite são a sua matéria-prima. Gosta de extrair informação a partir daí, da eficiência da tecnologia SIG – em algumas horas faz um trabalho que, em tempos idos, demorou dias – e com isto fica a conhecer zonas do país sem lá estar. Foi auxiliar de investigação no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO, Universidade do Porto), onde participou em vários projetos com morcegos. Recebeu uma bolsa de mobilidade virtual no âmbito de um projeto europeu de cooperação em ciência e tecnologia, no qual desenvolveu modelos de distribuição de espécies para diversas espécies de quirópteros. Participou ainda em trabalhos de campo no âmbito do “Livro vermelho dos vertebrados dre Portugal”.

ANA SOFIA VAZ

Diretora de Inovação

Bióloga doutorada e investigadora FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO, Universidade do Porto). Conta com uma carreira científica de mais de uma década dedicada a trabalhos e projetos de investigação de avaliação de capital natural e serviços dos ecossistemas a nível nacional e internacional. Coordena o grupo internacional de trabalhos em Serviços dos Ecossistemas do GEO BON (The Group on Earth Observations Biodiversity Observation Network), e é colaboradora do IPBES (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) e da SCB (Society for Conservation Biology).