Serviços NBI
O que é
Um gestor local de ecossistemas pode ser um agricultor, um produtor florestal ou um proprietário de uma área natural da qual retira algum tipo de bem ou usufruto, mas que gere a sua atividade sempre de forma a melhorar o estado e as funções do ecossistema e a promover a biodiversidade com alto valor de conservação. A sua atividade baseia-se nos princípios da Bioeconomia e da aplicação de Soluções de Base Natural e, desta forma, gera benefícios que partilha com a comunidade, de forma direta (bens e serviços tangíveis) e indireta (intangíveis).
proposta de valor
Na NBI estamos a desenvolver projetos em cooperação com pessoas e entidades que assumem o papel de Gestores Locais de Ecossistemas, ou seja, estamos a ajudar a criar planos e modelos de gestão que permitam a exploração socioeconómica dos ecossistemas ao mesmo tempo que promovem o seu restauro e a conservação da Natureza.
o que é
Ao conhecer de forma detalhada e criteriosa quais são as áreas de alto valor natural e ecológico, ou da rede ecológica fundamental para criar corredores ecológicos ou sumidouros de carbono naturais, onde estas se encontram, e em que estado funcional estão, é possível às entidades gestoras destas áreas, autoridades locais ou empresas, definirem planos de investimento na sua conservação, restauro ou conversão (ex: plantações florestais desadequadas transformadas em bosques autóctones) que possam inclusivamente permitir modelos de Pagamentos por Serviços dos ecossistemas (PES) ou de dinamização da Bioeconomia.
proposta de valoR
A NBI está a ajudar a desenhar e a criar os planos de gestão de bancos de habitats que possibilitam aos seus clientes desenvolverem modelos de investimento e de envolvimento com as suas partes interessadas de forma inovadora, bem como a capacidade de demonstrar aos agentes públicos e privados que podem criar créditos de serviços dos ecossistemas, sejam carbono, água, biodiversidade, serviços de polinização e controlo biológico ou valores estéticos e paisagísticos únicos, entre outros, que possibilitam a implementação de esquemas de Pagamentos por Serviços dos Ecossistemas (PES) relevantes para ambas as partes.
o que é
O termo ‘ecologia de precisão’ refere-se ao recurso a bioindicadores, i.e., espécies e habitats que contém informação preciosa sobre o estado e tendência das funções ecológicas de uma dada ocupação e uso do solo, seja uma galeria ribeirinha, uma pastagem, uma vinha ou um bosque, etc. No seu conjunto, a informação disponibilizada pelos bioindicadores permite ao gestor agrícola/florestal a afinação das suas boas práticas, a monitorização de resultados, a avaliação de risco e a implementação de infraestruturas ecológicas, desde enrelvamentos e culturas de cobertura, a sebes funcionais, pastagens biodiversas, bancos de polinizadores, etc.
Proposta de valor
Na NBI estamos a apoiar vários produtores agrícolas e florestais a usar a ‘ecologia de precisão’ para redefinirem a forma como olham para o seu território e os recursos biológicos e silvestres, de forma a melhor compreenderem as dependências das culturas, assim como da sua produtividade e qualidade, relativamente à biodiversidade funcional (ex: inimigos naturais das pragas, microbioma do solo) e aos serviços dos ecossistemas (ex: sequestro de carbono nos solos e nas infraestruturas ecológicas, disponibilidade de água e controlo de pragas) e a implementar medidas de gestão práticas para melhorar a sua rede ecológica fundamental e explorar opções de produção de bens e serviços na ótica da bioeconomia dos recursos silvestres.
o que é
Em Portugal, as áreas classificadas com interesse natural e ecológico, sejam parques naturais, Rede Natura 2000 ou reservas, ocupam mais de 20% do território. A estas, somam-se outras áreas de elevado interesse natural ou ecológico que não sendo classificadas, são seguramente importantes para as regiões onde ocorrem. O potencial de conhecimento técnico e científico, assim como de educação e aprendizagem, bem como de visitação, turismo e experiências ligadas à natureza é imenso e, frequentemente, desaproveitado ou gerido de forma pouco sustentável.
Proposta de valor
A NBI tem um papel ativo na divulgação, comunicação e promoção ambiental e de conservação da Natureza, quer de forma acessória, ao apoiar a construção de conteúdos para programas e materiais informativos, quer de forma direta, ao formar e apoiar técnicos especializados em serviços de interpretação da Natureza, quer de forma independente, como integrados em centros de interpretação ambiental a operar.
o que é
Muitos dos territórios rurais considerados marginais e improdutivos, frequentemente (e desadequadamente) classificados como ‘matos e incultos’ têm grande potencial para a produção de plantas silvestres que podem ser usadas quer para alimentação como para cosmética, artesanato ou fins medicinais. Por vezes, pequenas alterações no modelo de gestão dessas mesmas áreas podem permitir aos seus proprietários a produção de bens e serviços que não estavam de todos identificados no sem modelo de negócio.
Proposta de valor
Dado o conhecimento profundo da flora e das suas utilizações que existe na equipa da NBI, estamos a apoiar vários proprietários a olhar para os seus territórios marginais de forma distinta e a começarem a produzir plantas que, por vezes, foram classificadas como desinteressantes, infestantes e até daninhas, mas que à luz da Bioeconomia, são agora fonte de potenciais receitas.